O prazer e a satisfação sexual estão diretamente relacionados com as fases do ciclo de resposta sexual humana. Constituída por um conjunto de alterações físicas e psicológicas desencadeadas perante uma determinada estimulação.
O desejo é provocado por estímulos sensoriais como ver alguém que nos atrai, ouvir a voz dessa pessoa ou sentir o seu cheiro.
A ereção e a lubrificação vaginal são alguns sinais de que o corpo está com a libido elevada, de prontidão para a prática do ato.
Nós não conseguimos tirar os olhos “daquela” pessoa, o coração dispara, as mãos suam, dá vontade de falar pelos cotovelos, as pernas ficam meio bambas, a fome desaparece, sendo preciso suspirar profundamente para respirar melhor.
Tudo isso acontece porque o cérebro derrama uma overdose de substâncias euforizantes no organismo quando pinta o interesse por alguém.
Com ou sem tesão, esses hormônios são secretados diariamente pelas glândulas sexuais, viajam pelo sangue, são metabolizados no fígado e, finalmente, eliminados na urina. Esse estoque de libido, ou desejo sexual, diminui um pouco na mulher a partir da menopausa, período em que cessa o ciclo menstrual. Nos homens, a produção de testosterona é constante, porém, existem outros fatores que podem interferir durante a vida, como estresse, situações patológicas, entre outros.
Na excitação, fase em que a pressão e os batimentos cardíacos aumentam, o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, recebe vários estímulos. À medida que a excitação cresce, a endorfina, substância também associada aos exercícios físicos e responsável pela sensação de prazer, está mais presente no organismo.
E a finalização desse processo se dá com a chegada do orgasmo. Ele surge quando há a liberação máxima da endorfina. Nessa hora, todas as células nervosas do cérebro descarregam seu conteúdo elétrico, promovendo o relaxamento físico total.
O corpo humano é realmente incrível, né? Porém, mais incrível que tudo isso é você conhecer o seu corpo e entender às suas necessidades. Assim, cada vez mais as relações e os momentos íntimos individuais ou com o parceiro(a) ficarão mais intensos e extraordinários.
A EXCITAÇÃO É UMA ARTE!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!